O Vídeo do Papa revela a sabedoria da terceira idade

Na edição de dezembro de O Vídeo do Papa, Francisco pede respeito e consideração pelos idosos de todas as culturas. O vídeo, divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa, enfatiza o sentido da intenção do Papa para este mês: "Um povo que não cuida dos avós não tem futuro".

O papel dos idosos como portadores da sabedoria e experiência na sociedade é o tema central da mensagem divulgada através do Vídeo do Papa. "Tenhamos presentes os nossos idosos, para que, sustentados pelas famílias e instituições, colaborem com a sua sabedoria e experiência para a educação das novas gerações", sublinha o Santo Padre, acrescentando: As avós e os avôs são a nossa força e a nossa sabedoria”.

O ritmo de crescimento da população idosa em todo o mundo é o mais acelerado dos últimos anos. Em 2016, 8,48 por cento da população mundial tinha mais de 65 anos. Entre os países com maior percentagem de idosos, destacam-se o Japão, com 27 por cento; Itália, com 23 por cento; Portugal e Finlândia, com 21 por cento; seguidos pela Bulgária, Grécia, Letónia e Suécia, com 20 por cento.

“Quando uma sociedade perde a memória, está perdida. Não tem raízes”, avisa o Papa. "Aos avós foi confiado transmitir a experiência de vida, a história de uma família, de uma comunidade, de um povo; eles são uma promessa e uma garantia de futuro”, remata.

Frédéric Fornos, sj, director internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, convida a aproximarmo-nos dos "nossos avós, das pessoas idosas, particularmente os que estão à nossa volta, e receber deles a nossa história, as nossas raízes, a sabedoria da vida”. "Os idosos deixam-nos em herança a história, a doutrina e a fé. São como o bom vinho envelhecido e dentro de si têm a força para nos deixar uma herança nobre”, reforça.