Papa aos jovens: "Vós podeis melhorar o mundo"

O Papa Francisco desafiou os jovens a deixarem a sua marca no mundo e na Igreja, dando como exemplo a Virgem Maria, no ano que se assinala o centenário de Fátima.

«Como a jovem de Nazaré, vós podeis melhorar o mundo, para deixar um sinal que marque a história», refere o Santo Padre, numa videomensagem a respeito da celebração da próxima Jornada Mundial da Juventude, que se celebra no Domingo de Ramos, dia 9 de abril. 

Francisco disse aos jovens que a Igreja e a sociedade «precisam deles», da sua «coragem», dos seus «sonhos e ideais», para derrubar os «muros» de quem está imóvel. «[Vós] abris caminhos que nos levam para um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano», referiu.

O Papa convidou ainda os jovens católicos a cultivar uma relação de «familiaridade e amizade» com a Virgem Maria, «como uma mãe».

A videomensagem, que acompanha a tradicional Mensagem para a celebração da Jornada Mundial da Juventude, este ano, tem como tema "O Todo-poderoso fez em Mim maravilhas". 

O documento evoca o Centenário das Aparições, em Fátima: «Convido-vos a recordar dois aniversários importantes em 2017: os trezentos anos em que imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, no Brasil; e o centenário das aparições de Fátima, em Portugal, onde, com a ajuda de Deus, irei em peregrinação no próximo mês de maio».

Francisco recordou ainda que a próxima edição internacional das Jornadas Mundiais da Juventude vai decorrer no Panamá, em 2019, antecedida pelo Sínodo dos Bispos de 2018, sobre o tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional".

«Sede protagonistas da vossa história, decidi o vosso futuro», apelou o Papa, concluindo a Mensagem com uma oração à Virgem Maria, para que ajude todos a «cantar as maravilhas que o Senhor realiza». 

Redação/Ecclesia