Papa quer abordagem interdisciplinar para lidar com as ameaças aos oceanos

Uma abordagem interdisciplinar para lidar com as ameaças causadas pela gestão injusta dos mares ajudará a enfrentar este desafio, afirma o Papa Francisco. Numa edição mais extensa de O Vídeo do Papa de setembro, o Santo Padre refere que «aqui está em jogo a nossa sobrevivência».

Francisco lembra a variedade de seres vivos que existe nos oceanos, «muitos deles ameaçados por diversas causas». Não nos esqueçamos que em cada duas inspirações que fazemos, «uma deve-se aos oceanos».

Há cerca de um mês, o Papa recebeu um grupo de pescadores, que lhe disseram ter recolhido, nos últimos meses, seis toneladas de plástico. «Isso é a morte dos oceanos. É a morte de todos os seres vivos. É a minha morte».

A produção da edição de setembro de O Vídeo do Papa foi codirigida pelo jornalista francês e fotógrafo ambientalista Yann Arthus-Bertrand e Michael Pitiot, da Hope Production. Considerando que a solução para salvar o planeta «será espiritual», Yann Arthus-Bertrand diz partilhar os valores e a visão do Santo Padre apresentados na encíclica Laudato Sí'. «Tenho muito orgulho de pensar e agir com ele sobre a questão vital da proteção do meio ambiente oceânico», sustenta.