PASSOS DA ORAÇÃO A PARTIR DE UM TEXTO DA BÍBLIA

Costumas rezar a partir de um texto da Bíblia? Limitas-te a uma leitura literal? Ou procuras aprofundar o sentido da(s) passagem(ns)?

Porque a Palavra de Deus é uma fonte sempre a jorrar, apresentamos-te algumas indicações para que estes tempos de oração sejam ainda mais especiais.

Vê os seis passos que te propomos para um tempo de oração mais profundo a partir de um texto da Bíblia. Boa oração!

1 – Escolhe um lugar que te ajude. Tenta preparar-te para o que vais fazer, acalmando-te e pensando com Quem vais estar.

2 – Toma consciência da presença de Deus a teu lado e em tudo o que te rodeia, quer O sintas quer não O sintas. Oferece-Lhe com amizade este tempo que Lhe vais dedicar.

3 – Pede-Lhe alguma graça ou objectivo particular que pretendas alcançar neste tempo de oração (intimidade com Ele, paz, força interior, clareza acerca da tua missão, coragem para uma decisão, etc).

4 – Lê agora o texto. Pensa que as palavras te são directamente dirigidas a ti. Sem pressa, vai reflectindo, relacionando o texto com a tua vida e tenta tirar conclusões. De vez em quando, pára para dizeres alguma coisa a Deus (um desabafo, um pedido, um segredo, um elogio, uma desculpa...) ou simplesmente imagina-O a teu lado como um amigo.

5 – Deixa agora de lado o texto e fala directamente a Deus como um amigo fala com um seu amigo ou escreve-Lhe uma carta.

6 – Despede-te d'Ele com um Pai-Nosso ou de outro modo que achares bem.

(7) – Depois de termnada a oração, sempre que puderes, avalia e toma nota do que mais te ajudou.

Não te assustes com as distracções; são normais. Quando te distraíres, volta ao ponto onde estavas e, sem te irritares, continua.

(in GPS da Vida Cristã, Editorial Apostolado da Oração, 2011)