Tríduo Pascal com Tolentino Mendonça, Cuca Roseta e João Só

Com o Domingo de Ramos, que este ano se celebra dia 14 de abril, começa a Semana Santa; a Semana Maior, que os cristãos são desafiados a viver de forma particularmente intensa. As celebrações litúrgicas destes dias, que culminam com o Tríduo Pascal, são um convite a percorrer com Jesus o caminho até ao Calvário e a celebrar a sua Morte e Ressurreição.

Para te ajudar a viver estes dias, o Passo-a-Rezar preparou uma proposta especial de oração, contando com a participação de D. José Tolentino Mendonça, Cuca Roseta e João Só.

D. José Tolentino Mendonça, sacerdote madeirense que foi nomeado arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, é o autor dos textos, a fadista Cuca Roseta e o compositor, cantor e produtor João Só dão voz, respetivamente, às meditações e aos textos bíblicos.

Quinta-Feira Santa (18 de abril), recordando a Última Ceia e o gesto do lava-pés, desafiamos-te a perceber que a tua vida «só é feliz, só é verdadeiramente plena se for dom. Isto é, se aceitar ser Eucaristia».

Sexta-Feira Santa (19 de abril), ao meditar a Paixão do Senhor, procura perceber que, à semelhança de Jesus, «para poder dar aos outros a vida, tens de aceitar gastar e perder a tua».

Domingo de Páscoa (21 de abril), «pede-Lhe a força de acreditar na vida, pois não é longe daquilo que tu és que encontrarás o Ressuscitado, mas sim abraçando a vida, reconciliando-te com ela, investindo nela esperança e amor».

Une-te ao teu Salvador, percorre o seu itinerário e torna-te solidário com Ele na Paixão e na Morte, para o seres também na Ressurreição.