Um ano especial

Chegados a meio do ano, e nesta altura em que muitas pessoas têm a oportunidade de fazer o seu tempo de férias, é também um bom momento para fazer um balanço do que aconteceu desde o início do ano até agora. E, depois de um merecido descanso, encher o nosso coração de entusiasmo pela vida mais “rotineira”, num bom sentido, pois é a mais importante. Não esqueçamos que a vida de todos os dias, com o nosso trabalho, estudo, vida familiar, etc., é a que nos define. As férias são um momento de respiro para desfrutar da simplicidade, do estar menos dispersos, connosco, com os outros e com Deus.

Desta vez, em jeito de balanço da vida e da missão da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) em Portugal, situamo-nos entre dois eventos que estão a mobilizar as nossas energias, porque nos fazem voltar à origem da nossa missão e à riqueza da nossa proposta. Estes eventos enchem-nos o coração de gratidão. Um deles, acontecido em junho, juntou em Roma mais de seis mil peregrinos de todo o mundo para celebrar com o Papa Francisco os 175 anos do Apostolado da Oração. Desses dias quentes e intensos na capital italiana, a delegação portuguesa trouxe o eco destas palavras que o Santo Padre nos dirigiu: “o coração da missão da Igreja é a oração”. É daqui que tudo nasce e tudo se confirma!

E, num futuro próximo, o grande momento de celebração nacional! Nos dias 19 e 20 de outubro, estaremos em Fátima para comemorar os 175 anos do AO. Dia 19, com o Colóquio sobre o Coração de Jesus, centro da nossa espiritualidade, e no dia 20, Dia Mundial das Missões, acontece a Peregrinação Nacional do Apostolado da Oração, que se junta à peregrinação de todas as Dioceses para o encerramento do Ano Missionário.

Será um momento celebrativo de enorme importância, seja pela formação dada no Colóquio, seja pela grande festa que nos vai reunir como membros do Apostolado da Oração. Uma data jubilar como esta irá encher de cor e alegria a esplanada do santuário, com os nossos estandartes e as nossas fitas. Para além de manifestarmos assim o nosso amor ao Coração de Jesus, iremos receber ali, junto de Maria, a missão de sermos Apóstolos do Coração, enviados para colaborar com Cristo na sua missão.

Já de muitas partes os Centros do AO se estão a mobilizar para esta Peregrinação e muitos outros se juntarão. Para a peregrinação não é necessária inscrição, mas para o Colóquio a inscrição deve ser feita através do site do evento ou das outras formas previstas, que podes consultar em www.175anosao.com, onde também constam o programa e outras informações relevantes.

Boas férias, até breve e encontramo-nos em Fátima!

As maiores bênçãos, unidos no Coração de Jesus

Assinatura-P.Valério-peq.jpg