Décimo sétimo domingo do tempo comum

Hoje a Igreja celebra o décimo sétimo domingo do tempo comum.

Para o cristão, celebrar o domingo como dia do Senhor ressuscitado não é uma questão de gosto ou de apetecer. É uma necessidade que brota da vida e alimenta a vida. Como dizia um grupo de mártires do Norte de África, no tempo do Império Romano: “Sem o Domingo não podemos viver”. Hoje, ninguém te ameaça com o martírio por causa do domingo... mas são muitas as circunstâncias que tentam impedir-te de viver o domingo como um cristão. Pede ao Senhor a graça de celebrares cada domingo na sua presença... e começa assim a tua oração.

Quando invocas o teu Deus, Ele responde. Deus fala-te com palavras, inspirações, afetos que descobres dentro de ti. [Sl 137 (138), 1-2a.2bc-3.6-7ab.7c-8] De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças, porque ouvistes as palavras da minha boca. Na presença dos Anjos hei de cantar-Vos e adorar-Vos, voltado para o vosso templo santo. Hei de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade, porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa. Quando Vos invoquei, me respondestes, aumentastes a fortaleza da minha alma. O Senhor é excelso e olha para o humilde, ao soberbo conhece-o de longe. No meio da tribulação Vós me conservais a vida, Vós me ajudais contra os meus inimigos. A vossa mão direita me salvará, o Senhor completará o que em meu auxílio começou. Senhor, a vossa bondade é eterna, não abandoneis a obra das vossas mãos.

Deus, que é excelso, olha para o humilde. Olha para ti. E olha de forma especial quando te sentes pouca coisa, porque é quando precisas mais. Só se fores soberbo é que não poderá ajudar-te.

Fala com Deus, de todo o coração: dá graças, canta para Ele, adora-O. O Senhor fica feliz ao escutar-te e socorrer-te. Ele completará o que em ti começou. A sua bondade é bem maior do que pensas e dura para sempre.

Se alguma vez a oração te aborrecer, acautela-te, pois podes estar a cair no único erro importante. O erro de pensares que Deus não se importa contigo e que tens de resolver a tua vida sozinho. Ouve de novo: o salmista vai ajudar-te a sair desse “buraco negro”.

A agenda desta tua semana está cheia de trabalho, tarefas domésticas, alguma diversão, tempo para a família e amigos. Nessa agenda, Deus já anotou os momentos em que deseja cruzar-Se contigo. Presta atenção.

Pai nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso Reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal.