Domingo do Pentecostes

Hoje a Igreja celebra o domingo do Pentecostes.

Imagina o poder do Espírito Santo agindo nos apóstolos e levando-os a falar de Jesus sem medo. Imagina os apóstolos diante da multidão, dizendo coisas estranhas, falando da ressurreição de Jesus, da salvação, do batismo... O Espírito Santo é esta força libertadora, que afasta medos e dá uma linguagem nova a quem se deixa conduzir por Ele. Hoje, dia de Pentecostes, pede intensamente ao Senhor o dom do seu Espírito Santo... e começa assim a tua oração.

Hoje é dia de Pentecostes e com o salmo escolhido louvamos a Deus pelo sopro de vida que nos dá. Ouve o salmo e louva o Senhor. [Sl 103 (104), 1ab e 24ac.29bc-30.31 e 34] Bendiz, ó minha alma, o Senhor. Senhor, meu Deus, como sois grande! Como são grandes, Senhor, as vossas obras! A terra está cheia das vossas criaturas. Se lhes tirais o alento, morrem e voltam ao pó donde vieram. Se mandais o vosso Espírito, retomam a vida e renovais a face da terra. Glória a Deus para sempre! Rejubile o Senhor nas suas obras. Grato Lhe seja o meu canto, e eu terei alegria no Senhor.

A primeira palavra do salmo é «bendiz». Repete algumas das palavras que ouviste e bendiz o Senhor, inspirando-te no salmo: – A terra está cheia das vossas criaturas. – Se lhes tirais o alento, morrem – Como são grandes, Senhor, as vossas obras!

Espírito também pode ser entendido como sopro ou respiração. Com certeza já te aconteceu inspirar fundo antes de enfrentar alguma situação inesperada ou difícil… Medita um pouco sobre o significado deste gesto, associado ao Espírito de Deus, que te dá muito mais do que a vida física.

Ouve outra vez o salmo e louva o Senhor pelo Espírito Santo, que te dá força e alento. Louva-O também pelo que vês que o Espírito faz no mundo.

Através do seu Espírito, Deus renova a terra. Se o Espírito nos dá alento, a renovação da terra passa pelas nossas mãos. Nesta semana que começa, cheio do Espírito Santo, o que poderás fazer para contribuir para a renovação da Terra?

Pai nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso Reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal.