Festa litúrgica de Santo António de Lisboa

Hoje é dia treze de junho, segunda-feira, Festa litúrgica de Santo António de Lisboa. 

A vida de Santo António foi marcada pelo modo como ele se entregou nas mãos de Deus através de acontecimentos inesperados e imprevisíveis que poderiam ser razão para desistir e achar que tudo está a correr mal. Em vez disso, foram oportunidade para que ele se entregasse cada vez mais à certeza de que Deus nunca o abandonaria. 
Às vezes, podes pensar que Deus não está contigo em alguma situação mais difícil da tua vida, mas confia, acredita que Ele nunca te abandona. Pedindo a graça da confiança no Senhor, vale a pena começares a tua oração. 

 

 

Escuta esta passagem do livro de Ben-Sirá. [L 1 Sir 39, 8-14]

Aquele que medita na lei do Altíssimo,
se for do agrado do Senhor omnipotente, 
será cheio do espírito de inteligência.
Então ele derramará, como chuva, as suas palavras de sabedoria
e na sua oração louvará o Senhor.
Adquirirá a retidão do julgamento e da ciência
e refletirá nos mistérios de Deus.
Fará brilhar a instrução que recebeu
e a sua glória estará na lei da aliança do Senhor.
Muitos louvarão a sua inteligência, 
que jamais será esquecida.
Não desaparecerá a sua memória
e o seu nome viverá de geração em geração.
As nações proclamarão a sua sabedoria
e a assembleia celebrará os seus louvores.

 

Pontos de oração

Hoje é dia de Santo António, popularmente conhecido como milagreiro. Mas a sua fama vem-lhe também da sua sabedoria, baseada no conhecimento de Deus e da sua lei. Pensa em alguém que consideres uma pessoa sábia ? O que a caracteriza?

A sabedoria não é a simples acumulação de conhecimentos. Sabedoria é a arte de aplicar os conhecimentos às decisões quotidianas. E não é preciso fazer milagres, como Santo António, para fazer o bem, para seguir a lei de Deus. Sabedoria é procurar olhar a realidade como Deus a olha e, a partir daí, agir. 

Ouve de novo o texto, toma consciência do impacto que tem a vida duma pessoa sábia, que é recordada ao longo das gerações. Aquilo que essa pessoa faz ou diz ultrapassa o tempo da sua vida e o local onde vive. Como é grande este dom de Deus, que começa de modo tão simples, ao meditar na sua lei. 

 

Colóquio final

Termina a tua oração pedindo a Deus que te ajude a crescer em sabedoria. Se tens alguma questão na tua vida que necessite da luz de Deus, pede ao Senhor que te ilumine e te dê a sabedoria do Espírito Santo, para olhares para a tua vida e a veres como Ele a vê.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.