Quarta-feira da vigésima segunda semana do tempo comum

Hoje é dia quatro de setembro, quarta-feira da vigésima segunda semana do tempo comum.

Pôr a nossa confiança no Senhor não é fácil. É mais fácil pôr a confiança em si ou nos outros. Olhar os poderosos, os ricos, os famosos como modelos é profundamente sedutor. Hoje, interroga-te sobre o alicerce que vais dando aos teus dias. Talvez descubras que onde deverias colocar pedras grandes e bem trabalhadas tens colocado areia e barro. Talvez descubras que onde deveria estar o Senhor, está um ídolo com pés de barro. Não rejeites esta possibilidade demasiado depressa. Pede ao Senhor a graça do seu Espírito Santo, para veres melhor em quem colocas a tua confiança... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas. [Ev Lc 4, 38-44]

Jesus saiu da sinagoga e entrou em casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre muito alta e pediram a Jesus que fizesse alguma coisa por ela. Jesus, aproximando-Se da sua cabeceira, falou imperiosamente à febre e a febre deixou-a. Ela levantou-se e começou logo a servi-los. Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes com diversas enfermidades traziam-nos a Jesus e Jesus, impondo as mãos sobre cada um deles, curava-os. De muitos deles saíam demónios, que diziam em altos gritos: «Tu és o Filho de Deus». Mas Jesus, em tom severo, impedia-os de falar, porque sabiam que Ele era o Messias. Ao romper do dia, Jesus dirigiu-Se a um lugar deserto. A multidão foi à procura d’Ele e, tendo-O encontrado, queria retê-Lo, para que não os deixasse. Mas Jesus disse-lhes: «Tenho de ir também às outras cidades anunciar a boa nova do reino de Deus, porque para isto fui enviado». E pregava pelas sinagogas da Judeia.

”ELE inclinou-se para ela”… este gesto lindo do Senhor diante dos doentes, dos pobres, dos tristes, dos magoados… Ele quer fazer-Se um com eles. E pede-te que faças o mesmo – que te inclines respeitosamente, delicadamente sobre os outros. Sê humilde e o Céu um dia se inclinará para ti.

“Ela levantou-se e começou a servi-los” – a resposta maravilhosa de quem percebe de Amor. Verás que também a ti, sempre que te inclinares diante dos outros, o Céu te servirá com todos os seus manjares. Esta história de amor entre Deus e o homem é fascinante e quando quiseres irás participar dela.

"Jesus foi para um lugar isolado”. Jesus isolava-Se muitas vezes para que o silêncio Lhe devolvesse a harmonia e a relação profunda com o Pai. Experimenta propores ao Senhor ires com Ele para esse lugar isolado onde o silêncio fala, ama, envolve, pacifica. Sentirás a tua alma limpa e adormecerás tranquilo nos braços do Pai.

O Senhor continua a expulsar espíritos maus e impuros. Se te fores entregando a Deus, passarás a fazer parte de um outro mundo onde os espíritos impuros não têm lugar. A tua transparência e santidade serão contagiantes e a pureza que transparecerá de ti transformará o mundo e afastará o mal.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.