Quinta-feira da quarta semana do tempo pascal

Hoje é dia dezasseis de maio, quinta-feira da quarta semana do tempo pascal.

Deus, pela boca do salmista, diz: «A bondade está estabelecida para sempre». Perante o poder do mal que podes testemunhar todos os dias, em ti e no mundo, torna-se difícil acreditar nesta palavra, a não ser como um desejo. Mas não se trata de um desejo, trata-se de uma verdade, pois a palavra de Deus é irrevogável. Agradece ao Senhor a bondade que Ele derrama na tua vida e na vida dos teus... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São João. [Ev Jo 13, 16-20]

Quando Jesus acabou de lavar os pés aos seus discípulos, disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: O servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Sabendo isto, sereis felizes se o puserdes em prática. Não falo de todos vós: Eu conheço aqueles que escolhi; mas tem de cumprir-se a Escritura, que diz: ‘Quem come do meu pão levantou contra Mim o calcanhar’. Desde já vo-lo digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu Sou. Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que Eu enviar, a Mim recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou».

No gesto do lava-pés, Jesus revela quem é Deus. Procura sentir a interpelação a viver como um servidor. Procura acreditar com a tua vida que, como nos lembra o cantor Samuel Úria, “andar junto aos pés do homem é coisa cimeira.”

Ser como Jesus. Esta pode ser a frase que inspira cada um dos nossos dias. Recordar sempre que o servo não é maior que o seu Senhor. Desejas do fundo de ti mesmo viver como Jesus, ser como Ele?

Presta novamente atenção às palavras de Jesus. Repara como Jesus conhece aqueles a quem se dirige. Deixa-te conhecer por Ele.

Ao terminares esta oração, recorda o ponto que mais te tocou ou interpelou e agradece a Jesus o convite a viver como um servidor.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.