Quinta-feira, festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz

Hoje é dia catorze de setembro, quinta-feira, festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz. 

A Cruz é sinal exímio da tua fé. 
Sempre que um cristão começa a rezar, ou quando começa uma ação importante, faz o sinal da Cruz, símbolo da fé e da confiança em Deus. 
A Cruz é a vitória de Deus sobre o mundo. Lembra-te deste imenso amor que Deus tem para contigo e agradece-Lhe a sua oferta por ti.
Hoje, começa a tua oração unido de modo especial aos cristãos perseguidos por causa da sua fé e aos voluntários da Ajuda à Igreja que Sofre que estão ao serviço destes irmãos em tantos lugares deste nosso mundo sofredor e violento.

 

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São João. [Ev Jo 3, 13-17] 

«Ninguém subiu ao Céu
senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem.
Assim como Moisés elevou a serpente no deserto,
também o Filho do homem será elevado,
para que todo aquele que acredita
tenha n’Ele a vida eterna.
Deus amou tanto o mundo
que entregou o seu Filho Unigénito,
para que todo o homem que acredita n’Ele
não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo
para condenar o mundo,
mas para que o mundo seja salvo por Ele». 

 

Pontos de oração

Tão grande é o amor de Deus por ti que envia o seu único Filho, o seu Filho muito amado, para te restituir a vida. Ele quer dar-te a vida. Quer que te aproximes d’Ele na Cruz para abraçar tudo o que és, com os teus dons e defeitos. No abraço com o Crucificado saberás o quanto Ele te ama e quanto quer ser amado por ti. 

O Senhor não quer condenar o mundo, quer salvá-lo. Ele quer precisar de ti para O ajudares a salvar este mundo que anda nas trevas e nas sombras da morte. Podes ajudá-Lo a reparar a humanidade desfigurada pelo pecado sempre que ofereceres um sacrifício por amor. Tens a possibilidade de mudar o rumo da história, sempre que, por amor, te ofereces pelo teu irmão, pelo teu próximo. 

Escuta novamente a leitura do Evangelho e pede a graça de seres fiel aos deveres do teu estado de vida. Isso é o sacrifício agradável aos olhos de Deus. A cruz tornar-se-á a vitória do teu mundo e do mundo de todos os seres humanos. 

 

Colóquio final

Ao terminares a tua oração, agradece a Deus pela sua encarnação, vida, morte e ressurreição. Pede-Lhe para que a sua Cruz seja a vitória na vida de tantos homens e mulheres que vivem em situações do sofrimento e perseguição. 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.