Quinta-feira, festa litúrgica de São Bento, Padroeiro da Europa

Hoje é dia onze de julho, quinta-feira, festa litúrgica de São Bento, Padroeiro da Europa.

Procurar Deus... procurar a face de Deus... foi o ensinamento essencial que São Bento deixou aos seus monges... Com este ensinamento nas mãos e no coração, os monges ergueram a Europa cristã a partir das ruínas do império romano. E voltariam a fazê-lo, uma e outra vez, ao longo dos séculos. Hoje, os cristãos todos da Europa precisam de escutar São Bento e aprender a procurar Deus... procurar a face de Deus... se querem que o Evangelho continue a ser uma referência na Europa. Deixa-te seduzir por este desejo de Deus... pede-o com insistência... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Mateus. [Ev Mt 19, 27-29]

Pedro disse a Jesus: «Nós deixámos tudo para Te seguir. Que recompensa teremos?». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: No mundo renovado, quando o Filho do homem vier sentar-Se no seu trono de glória, também vós que Me seguistes vos sentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna».

Pedro não contava, certamente, com aquela resposta do Senhor. Ele e os seus companheiros ainda viviam na ilusão de um reino terreno, no qual seriam ministros ou algo do género. Hoje não serão muitos os que pensam que seguir Cristo é fonte de poder e riqueza. Mesmo assim, a resposta de Jesus incomoda-te ou deixa-te em paz?

Como Pedro e tantos outros depois dele, também São Bento deixou tudo para seguir o Senhor Jesus. Não o fez esperando outra recompensa senão aquela que o Evangelho promete. E foi feliz, pois recebeu cem por um, juntamente com perseguições. Estamos a voltar a esses tempos. Sentes-te capaz de ir por aí?

Escuta novamente o Evangelho. Repara no que o Senhor te promete, se O seguires sem esperar nada em troca.

Vais terminar a tua oração. Conversa com o Senhor sobre o que foste descobrindo ao longo destes minutos: os teus desejos, o que vais deixar para O seguir, a recompensa que esperas...

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.