Quinta-feira, festa litúrgica do Apóstolo São Tiago

Hoje é dia vinte e cinco de julho, quinta-feira, festa litúrgica do Apóstolo São Tiago.

O apóstolo Tiago, irmão do apóstolo e evangelista João, partilhou com este e com Pedro alguns dos momentos mais significativos da vida pública de Jesus. Depois da ressurreição do Senhor, tornou-se uma das referências da comunidade cristã de Jerusalém. Foi morto por ordem de Herodes Agripa, no ano 42, tornando-se o primeiro apóstolo a dar a vida por Cristo. O exemplo de Tiago pode ajudar-te a entender como é importante viver na intimidade com Jesus, para dar testemunho do seu Evangelho. Pede ao Senhor que te conceda a graça de viver na sua intimidade... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Mateus. [Ev 20, 20-28]

A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os filhos e prostrou-se para Lhe fazer um pedido. Jesus perguntou-lhe: «Que queres?». Ela disse-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu reino um à tua direita e outro à tua esquerda». Jesus respondeu: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu hei de beber?». Eles disseram: «Podemos». Então Jesus declarou-lhes: «Bebereis do meu cálice. Mas sentar-se à minha direita e à minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem meu Pai o designou». Os outros dez, que tinham escutado, indignaram-se com os dois irmãos. Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo. Será como o filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens».

Jesus inverte a lógica do poder do mundo. E quer que faças o mesmo. Se não combateres ativamente esta lógica do poder do mundo, pedindo ao Senhor que te alcance essa graça, acabarás enredado e prisioneiro dela, desejando ser o primeiro e o maior. Que desejos trazes no coração?

O mal e a lógica do autocentramento nem sempre se anunciam. Normalmente, até se infiltram de modo subtil e disfarçado, para gerar confusão e divisão, dentro de ti e à tua volta. Tendo as palavras de Jesus como referência, conversa com Ele sobre a forma como vives. Procuras ser servo e dar a vida, como Ele fez?

Ao escutares de novo esta passagem do Evangelho deixa-te comover pelo simples facto de uma mãe se dirigir a Jesus com um pedido relacionado com os seus filhos. Não é para te deteres no quão certo ou errado é esse pedido, mas no amor e confiança que a move, pois é esse mesmo amor e confiança que te deve mover nos teus pedidos.

Termina a tua oração confiando-te ao Senhor, pedindo-Lhe o que necessitas neste momento. E pede-Lhe, também, a coragem de encarnares na tua vida a lógica do serviço que movia Jesus. Segue o teu caminho com a certeza de que não estás só.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.