Segunda-feira da semana santa

Hoje é dia 15 de abril, segunda-feira da semana santa.

Na Semana Santa é mais fácil acompanhar Jesus descobrindo n'Ele Aquele que vem para servir. É extraordinário: o Deus infinito faz-Se homem para servir as suas criaturas e fá-lo da forma mais humilde possível: humilhado, ofendido, perseguido. Procura viver esta Semana Santa tendo presente a infinita humildade de Deus, em Jesus Cristo. Pede ao Senhor a graça de começares a entender este mistério... E começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do livro do Profeta Isaías. [L1 Is 42, 1-7]

«Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma. Sobre ele fiz repousar o meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: mas proclamará fielmente a justiça. Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra, a doutrina que as ilhas longínquas esperam». Assim fala o Senhor Deus, que criou e estendeu os céus, consolidou a terra e o que ela produz, dá vida ao povo que a habita e respiração aos que sobre ela caminham: «Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justiça; tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirares do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas».

Pontos de oração

No texto do profeta Isaías que acaba de ser lido Deus diz: «Eis o meu servo, o meu eleito, enlevo da minha alma». Sentes que também és o enlevo da «alma» de Deus? Sentes-te único porque amado por Deus? Sentes que Deus te ama como se só tu existisses?

Será que Jesus viria à Terra morrer só para te salvar a ti? Pensas que toda a Bíblia, toda a história da salvação faria sentido para Jesus te revelar o Pai Misericordioso e te salvar a ti somente, como se não houvesse mais ninguém no mundo? Ou como se só tu precisasses de salvação?

Ouve outra vez as palavras de Deus no texto do profeta Isaías. Sente-as só para ti: «Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma».

A frase que tens vindo a aplicar a ti diz que tu és o eleito de Deus, aquele que Deus elegeu entre todos. Não é por acaso, mas porque cada um de nós existe para Deus como se não existisse mais ninguém. O que muda na tua vida por teres Deus só para ti? Fala com o Senhor sobre isto.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.