Segunda-feira, memória litúrgica de São Jerónimo, doutor da Igreja

Hoje é dia trinta de setembro, segunda-feira, memória litúrgica de São Jerónimo, doutor da Igreja.

São Jerónimo, que a Igreja hoje recorda, dedicou a vida a estudar e traduzir a Bíblia, num tempo em que as bibliotecas praticamente não existiam e as condições para realizar um trabalho destes eram mais do que precárias. Apesar disso, o seu trabalho perdurou pelos séculos, pois o seu desejo de conhecer as Escrituras era sobretudo sinal do seu amor por Jesus. Considera em que medida a Bíblia faz parte da tua vida. Agradece ao Senhor por não viveres na ignorância da sua Palavra... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas. [Ev Lc 9, 46-50]

Houve uma discussão entre os discípulos sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, que lhes conhecia os sentimentos íntimos, tomou uma criança, colocou-a junto de Si e disse-lhes: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim; e quem Me acolher acolhe Aquele que Me enviou. Na verdade, quem for o mais pequeno entre vós esse é que será o maior». João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo, porque ele não anda connosco». Mas Jesus respondeu-lhe: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós».

Os discípulos discutiam qual deles seria o maior e Jesus, que conhecia os seus sentimentos íntimos, fez-lhes ver que o maior era o mais pequeno. Disse-lhes ainda que para entrar no reino dos Céus tinham de ser como as crianças. Que conceção tens do maior quando dizes, por exemplo: «aquele é o maior»?

Será que a tua conceção de «o maior» é uma conceção evangélica? Ou para ti o maior é o que tem mais sucesso? Quem é o maior, um pobre ou um sábio famoso, reconhecido por todos? Que te parece? Segundo Jesus, o maior dos dois é o que mais serve.

Escuta de novo o Evangelho e presta uma atenção especial às palavras de Jesus sobre o lugar do maior entre os seus discípulos.

Pede a Jesus que converta a tua noção de «o maior». Que te dê uma noção cristã de quem é «o maior». O maior não é o que tem mais poder, nem o mais rico, nem o melhor desportista, nem o génio, nem o mais saudável... O maior é o que mais ama, o que mais serve, o que mais se dá.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.