Sexta-feira da décima terceira semana do tempo comum

Hoje é dia cinco de julho, sexta-feira da décima terceira semana do tempo comum.

Rezar é, com frequência, um combate: um combate contra tudo aquilo que procura afastar-te de Deus. Em primeiro lugar, talvez, o teu cansaço, as desilusões que a vida traz inevitavelmente consigo. E talvez, também, o ambiente que te rodeia, os pecados dos outros e os teus pecados. Neste combate, porém, tens o mais poderoso dos aliados: o próprio Deus, que te busca continuamente e está sempre contigo. Deixa que seja Ele a combater por ti, sobretudo quando sentes que não podes mais. Confia no Senhor... entrega-Lhe os teus dias... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Mateus. [Ev Mt 9, 9-13]

Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

Neste texto do Evangelho, Jesus aparece-nos com um Coração bondoso e misericordioso. Sempre compassivo e bom. Diz mesmo que veio para os doentes e não para os sãos. Para os pecadores. Assim agiu toda a sua vida terrena e age hoje. Coração misericordioso e compadecido. Acreditas neste amor do Coração de Cristo? Entregas-te a Ele?

Todos temos que aprender com Jesus a ter um coração bom e sempre misericordioso e pronto a perdoar, a não julgar, a não condenar. Ele próprio nos disse: “aprendei de Mim”, convidando-te a ter um coração semelhante ao d’Ele. Daí o convite à bondade, à misericórdia, à generosidade que Jesus te faz. Queres ter um coração bom e misericordioso? Espalha à tua volta a misericórdia de Jesus.

Vais ouvir novamente o texto do Evangelho. Escuta-o com o coração simples e aberto à misericórdia.

Pede a Jesus a graça de viver n’Ele, com Ele, na alegria e na dor, com um coração de misericórdia.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.