Sexta-feira da quinta semana da quaresma

Hoje é dia doze de abril, sexta-feira da quinta semana da quaresma.

Hoje, chegam ao fim as semanas da quaresma. Durante estas semanas, a Igreja convidou-te a uma vida de oração mais intensa, de penitência mais concreta, de caridade mais ativa. Agradece ao Senhor por este tempo tão especial que te concedeu. Conversa com Ele sobre o modo como viveste esta quaresma e sobre os sentimentos com que te preparas para viver a semana santa, a paixão do Senhor e a sua ressurreição. Agradece..., louva..., pede perdão... E começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São João. [Ev Jo 10, 31-42]

Os judeus agarraram em pedras para apedrejar Jesus. Então Jesus disse-lhes: «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?» Responderam os judeus: «Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar: é por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus». Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? Se a Lei chama ‘deuses’ a quem a palavra de Deus se dirigia – e a Escritura não pode abolir-se –, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: ‘Estás a blasfemar’, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus’!» Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis. Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai». De novo procuraram prendê-Lo, mas Ele escapou-Se das suas mãos. Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a batizar, e lá permaneceu. Muitos foram ter com Ele e diziam: «É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade». E muitos ali acreditaram em Jesus.

Pontos de oração

O Evangelho de hoje diz: «E muitos ali acreditaram em Jesus». Quer dizer, foi naquele momento que algumas daquelas pessoas acreditaram em Jesus. Provavelmente, tu não tens um momento específico em que acreditaste em Jesus. Mas vens acreditando ao longo do tempo. Não é assim? Talvez tenha havido momentos chave…

Talvez tenha havido algum momento chave no crescimento da tua fé em Jesus. Procura identificá-lo. Reza sobre ele e revive essa experiência. Ou olha para o teu crescimento continuado.

Escutando de novo o Evangelho, faz-te presente à cena e vê as pessoas à volta de Jesus a serem tocadas pelas suas palavras.

No final desta oração, fala com Jesus sobre as tuas dificuldades de fé ou alegrias. Talvez, lá no fundo, tenhas dúvidas sobre a existência de Deus... Ou então fala com Jesus sobre alguma experiencia que te tenha marcado muito. Foi uma experiência positiva ou não?

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.