Sexta-feira, festa litúrgica de S. Filipe e S. Tiago, apóstolos

Hoje é dia três de maio, sexta-feira, festa litúrgica de S. Filipe e S. Tiago, apóstolos.

Neste dia em que a Igreja faz memória da vida e martírio dos apóstolos Filipe e Tiago, traz à tua oração os teus irmãos na fé perseguidos por causa do nome de Jesus. São milhões em todo o mundo, vítimas de governos ditatoriais e ateus, de membros de outras religiões, de grupos criminosos que não suportam o seu testemunho e o seu compromisso em favor dos irmãos. Lembra diante do Senhor Jesus, os seus e teus irmãos perseguidos por causa do Evangelho e aqueles que os auxiliam e defendem, de modo particular os voluntários da Ajuda à Igreja que Sofre. E começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São João. [Ev Jo 14, 6-14]

Jesus disse aos seus discípulos: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, diz Jesus. O caminho que deves percorrer é uma pessoa, a verdade de ti mesmo é uma pessoa, a vida… a tua vida verdadeira é uma pessoa: Jesus Cristo. O Cristianismo não é um conjunto de ideias ou regras bonitas, mas é um acontecimento e uma pessoa que se chama Jesus Cristo.

Andas tanto tempo com Jesus, como cristão… Conhece-Lo bem? É Ele que te leva ao Pai, Ele é o princípio e o fim da tua vida. Deves, pois, aproximar-te d´Ele com confiança, escutando a sua Palavra. Desta forma, não só irás conhecê-Lo melhor, mas também serás transformado na sua imagem.

Escuta novamente o Evangelho e pede com confiança a graça de conheceres cada vez melhor a pessoa de Jesus.

Quanto mais conheceres Jesus, tanto mais terás força para O testemunhar na tua vida concreta. E se te for pedido dar a vida por Ele, como os Apóstolos, terás a graça para isso. Ao terminares a tua oração, reza pelos teus irmãos que dão testemunho de Jesus todos os dias, na perseguição e no martírio.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.