Sexta-feira, festa litúrgica do evangelista São Lucas

Hoje é dia dezoito de outubro, sexta-feira, festa litúrgica do evangelista São Lucas.

Lucas, a quem São Paulo se refere como "médico caríssimo", foi companheiro do Apóstolo e também um diligente escritor, que procurou deixar às gerações futuras um testemunho coerente da vida de Jesus e dos primeiros tempos da Igreja. Fê-lo num tempo em que saber escrever não era comum e ter meios para deixar uma obra escrita ainda era menos comum. Hoje, é o testemunho escrito de Lucas e dos outros evangelistas que verdadeiramente te dá a conhecer Jesus Cristo. Agradece ao Senhor o dom destes teus antepassados na fé... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas. [Ev Lc 10, 1-9]

O Senhor designou setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’».

A missão dos setenta e dois! Setenta e dois são doze vezes seis. E doze é o número dos apóstolos, o número que indica uma comunidade, uma Igreja: todos nós e cada um de nós. Jesus nos envia e todos temos trabalho na Seara grande, neste mundo imenso em que há tanto a fazer para que seja reino de paz e de alegria. Onde estás tu? Com medo de não ser capaz ou com medo das resistências e dos perseguidores? Sim, é verdade, és ovelha no meio de lobos… Mas Ele e a sua Graça vão contigo.

És enviado, mas lembra-te que não te mandam fazer coisas difíceis, nem que tenhas muita bagagem. Apenas que leves a paz que Jesus te dá e vai no teu coração.

Escuta de novo o Evangelho. Agradece. E pensa que só tens de ser uma presença atenta, sem pressas, que aceita o que lhe dão, pronta para cuidar dos mais fracos…

Conclui, pedindo, por intercessão de S. Lucas, que em tudo e em todas as ocasiões possas fazer a diferença, testemunhando a tua liberdade e a certeza de que Deus e o seu Reino estão à mão de quem os procura com boa vontade.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.