Solenidade da Santíssima Trindade

Hoje a Igreja celebra a solenidade da Santíssima Trindade.

Como diz a oração coleta da missa deste dia, diante do mistério de Deus, és convidado a reconhecer “a glória da eterna Trindade” e a “Unidade da sua omnipotência”. Louvando o Deus uno nas suas três pessoas e a Trindade das pessoas na unidade íntima do amor, dá graças ao Pai que te concedeu a vida; dá graças ao Filho que te salvou, na sua morte e ressurreição; dá graças ao Espírito que habita em ti e faz caminho contigo. E começa assim a tua oração.

Tudo o que vive louvará o Senhor. O Espírito Santo penetra a terra, o mar, o céu, a imensidão do cosmos. Tantas coisas passam despercebidas a teus olhos. O Salmo convida-te a contemplar, em paz, as maravilhas da criação.

[Sl 8, 4-9] Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos, a lua e as estrelas que lá colocastes, que é o homem para que Vos lembreis dele, o filho do homem para dele Vos ocupardes? Fizestes dele quase um ser divino, de honra e glória o coroastes; destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos, tudo submetestes a seus pés: Ovelhas e bois, todos os rebanhos, e até os animais selvagens, as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que se move nos oceanos.

Pede ao Senhor um olhar puro, um coração aberto à verdade e à beleza. Pede-Lhe que revele em ti o seu colo paterno. “Ah, que diversidade e tudo sendo!”, diz o Poeta. Pede ao Senhor que te conceda a alegria de amar tudo e todos n'Ele.

A consideração da grandeza do ser humano, a tua própria, não te enche de gratidão? Deus lembra-se de ti, bichinho quase invisível nos espaços e nos tempos. Mesmo se mais ninguém existisse, tudo teria sido criado só para ti.

Descansar, usufruir da companhia da família, dos amigos, dos pobres, felicidade restaurada pela Ressurreição de Jesus. O Espírito Santo comunica a intimidade da Santíssima Trindade. É esta a coroa de honra e de glória de que fala o Salmo.

Deixa que Deus coloque em ti a sua coroa. Entra na alegria do teu Senhor. Consente em partilhar com a Santíssima Trindade a criação de um mundo melhor, mais humano e fraterno, à imagem de Jesus, manso e humilde de coração.

Pai nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso Reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal.