Terça-feira da décima sétima semana do tempo comum

Hoje é dia trinta de julho, terça-feira da décima sétima semana do tempo comum.

“Rezar sempre, sem desfalecer”, é um ensinamento de Jesus sobre a oração. Outro é “não dizer muitas palavras”, antes deixar lugar para Deus, que sabe do que precisas ainda antes de Lho pedires. Deixar lugar para Deus, na oração. Precisas de aprender a fazê-lo – todos precisamos. E precisas de o fazer todos os dias. Hoje, pede ao Senhor que te conduza pela mão até esse lugar, bem no teu interior, onde o Espírito Santo habita... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Livro do Êxodo. [L 1 Ex 33, 7-11; 34, 5b-6]

Moisés pegou na tenda e armou-a fora do acampamento, a certa distância. Chamava-lhe a ‘Tenda da Reunião’. Quem desejasse consultar o Senhor devia ir à Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. Sempre que Moisés se dirigia para a Tenda, todo o povo se levantava; cada um ficava à entrada da sua própria tenda e seguia Moisés com o olhar até ele entrar na Tenda da Reunião. Quando Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada e o Senhor falava com Moisés. E quando o povo via a coluna de nuvem deter-se à entrada da Tenda, toda a gente se levantava e se prostrava à porta da sua tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo. Por fim, Moisés regressava ao acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun, não deixava o interior da Tenda. Moisés invocou o nome do Senhor. O Senhor passou diante dele e exclamou: «O Senhor, o Senhor é um Deus clemente e compassivo, lento para a ira e rico de misericórdia e fidelidade.

Repara: Deus, no passado, “reunia” com o seu povo na “tenda da Reunião”; mais tarde, no templo de pedra de Jerusalém, de que ainda sobram impressionantes vestígios. Hoje em dia, reúne contigo, no teu coração, sempre que quiseres. Não é impressionante?

Moisés falava com Deus na tenda da reunião, “face a face, como quem fala com um amigo”. Hoje, a qualquer momento e em qualquer lugar, podes falar com o teu Deus, uno e trino, na tenda do teu coração, “face a face, como quem fala com um amigo".

Quando falares com o Senhor “face a face, como quem fala com um amigo”, Ele não te deixará falar dos outros com má intenção, nem te deixará tentar rezar “contra alguém”. Aprenderás que o Senhor é um Deus compassivo, lento para a ira e cheio de bondade.

O teu Deus é teu Pai e é um Deus próximo. Mas Deus é Deus. Dá, pois, importância à necessidade que sentes de expressar fisicamente a adoração, também com o corpo, quando estás na presença de Deus. Aprende com os israelitas, que “se levantavam e se prostravam à porta da sua tenda.”

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.