Terça-feira da semana santa

Hoje é dia dezasseis de abril, terça-feira da semana santa.

Os dias da Semana Santa têm um ritmo muito próprio. Pedem-te que andes devagar, interiormente devagar. Pedem-te que tomes alguma frase da Escritura, própria destes dias, e a vás contemplando, palavra a palavra, deixando que ela faça o seu trabalho dentro de ti, o trabalho de te converter, tirando-te da ligeireza quotidiana para a profundidade do mistério de Deus. Toma uma frase da Escritura que se lê neste dia e deixa-a trabalhar lentamente o teu coração. Pede ao Senhor a graça de estares disponível para a sua Palavra... E começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Livro do Profeta Isaías. [L1 Is 49, 1-6]

Terras de Além-Mar, escutai-me; povos de longe, prestai atenção. O Senhor chamou-me desde o ventre materno, disse o meu nome desde o seio de minha mãe. Fez da minha boca uma espada afiada, abrigou-me à sombra da sua mão. Tornou-me semelhante a uma seta aguda, guardou-me na sua aljava. E disse-me: «Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha glória». E eu dizia: «Cansei-me inutilmente, em vão e por nada gastei as minhas forças». Mas o meu direito está no Senhor e a minha recompensa está no meu Deus. E agora o Senhor falou-me, Ele que me formou desde o seio materno, para fazer de mim o seu servo, a fim de Lhe restaurar as tribos de Jacob e reconduzir os sobreviventes de Israel. Eu tenho merecimento diante do Senhor e Deus é a minha força. Ele disse-me então: «Não basta que sejas meu servo, para restaurares as tribos de Jacob e reconduzires os sobreviventes de Israel. Farei de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra».

Pontos de oração

Alguém, que interpretamos ser Deus, diz no texto de hoje: «Farei de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra». Este texto foi considerado uma profecia a respeito de Jesus Cristo. Mas parece que esta profecia ainda não chegou a todo o mundo. Parece que a salvação de Deus ainda não chegou a todas as partes do mundo. Parece que a salvação de Deus não chegou a muitas zonas de miséria, fome e guerra.

No meio da escuridão, há raios de luz. Há pessoas que vão para as zonas de guerra como médicos, para trabalhar com os refugiados, há pessoas que tratam dos mais miseráveis. São testemunhas do amor de Deus. Também és uma testemunha do amor de Deus junto dos mais carentes?

Ouve o texto do profeta Isaías outra vez. Imagina Deus a dizer a alguém que há de surgir no futuro: «Farei de ti luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra».

O Pai não te fez, como a Cristo, luz das nações para levares a salvação ao mundo. Mas participas da missão de Cristo. Todos nós somos luz e causa de salvação para alguém. Olha em redor e vê se há alguém que precise de luz e até que ponto tu podes ser luz para essa pessoa. Hoje fala disso com Deus.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.