Terça-feira da sexta semana do tempo pascal

Hoje é dia vinte e oito de maio, terça-feira da sexta semana do tempo pascal.

«... o Senhor completará o que em meu auxílio começou”. O Senhor vem em teu auxílio. Ele não deixa ficar a meio nada daquilo que começa. Imagina como acreditar a sério nesta palavra do Senhor pode fazer a diferença na tua vida: a confiança no meio das dificuldades...; a paz quando os teus projetos parecem desmoronar-se...; a tranquilidade quando tantos à tua volta se agitam sem nenhuma segurança... “O Senhor completará o que em meu auxílio começou”. Repete estas palavras para que sejam verdadeiramente tuas... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São João. [Ev Jo 16, 5-11]

Jesus disse aos seus discípulos: «Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: ‘Para onde vais?’. Mas por Eu vos ter dito estas coisas, o vosso coração encheu-se de tristeza. No entanto, Eu digo-vos a verdade: É do vosso interesse que Eu vá. Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se Eu for, Eu vo-Lo enviarei. Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do julgamento: do pecado, porque não acreditam em Mim; da justiça, porque vou para o Pai e não Me vereis mais; do julgamento, porque o príncipe deste mundo já está condenado».

O Espírito Santo é o grande protagonista destas semanas em que caminhamos a passos largos para a celebração do Pentecostes. Os apóstolos sentem-se perdidos, confusos, tristes. Como podem realizar a imensa tarefa de anunciar o Evangelho se Jesus não está presente? Jesus promete-lhes o Espírito Santo que conduzirá a sua Igreja. Procuras ser sensível à ação do Espírito em ti e naqueles que te rodeiam?

A verdade é que Jesus não está ausente. Jesus está sempre connosco e estará até ao fim dos tempos graças à ação do Espírito Santo. Está atento aos sinais da ação do Espírito de Deus no teu dia a dia.

Com coração confiado, aberto, sem defesas, escuta de novo a passagem do Evangelho e deixa-te tocar pelo Espírito de Deus.

Acreditas que o Espírito Santo te dá a sabedoria para entender o sentido das coisas e fortaleza para enfrentar as dificuldades?

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.