Terça-feira, festa litúrgica de Santa Brígida, Padroeira da Europa

Hoje é dia vinte e três de julho, terça-feira, festa litúrgica de Santa Brígida, Padroeira da Europa.

Os santos mostram que é possível viver radicalmente o Evangelho. Alguns fizeram coisas extraordinárias, outros viveram os seus dias na mais completa fidelidade ao Evangelho. Mas, cada um ao seu jeito, todos foram discípulos fiéis do Senhor Jesus. Cada cristão é chamado a ser santo. Tu também és chamado a seguir com alegria os passos de Jesus, como um verdadeiro discípulo. Se, seguindo o Senhor, farás coisas extraordinárias ou viverás a alegria do Evangelho na vida comum de todos os dias, só Deus sabe. Quanto a ti, deseja apenas crescer todos os dias no amor... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem da Carta de São Paulo aos Gálatas. [L 1 Gal 2, 19-20]

Por meio da Lei, morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Com Cristo estou crucificado. Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Se ainda vivo dependente de uma natureza carnal, vivo animado pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim.

Para que vives? O que te motiva? No texto que escutaste, Paulo responde: «a fim de viver para Deus». Talvez não seja, ainda, esta a tua resposta. Mas, com a graça de Deus, pode ser o desejo que orienta o teu caminho. Conversa com o Senhor sobre isto.

A oração diária, mesmo longe do que idealizas; a vida sacramental regular, principalmente a Eucaristia e a Reconciliação; as boas obras junto dos que mais necessitam... É assim que o teu coração se aproxima do Senhor, aumentando a tua fé, esperança e caridade. Qual destes aspetos tens descuidado? Onde precisas de investir?

Ao escutares de novo as palavras de Paulo, deixa-te tocar pela forma profunda como ele se identificava com Cristo e pede ao Senhor a graça de desejares amar assim.

Aqueles que te precederam na fé alimentam a tua fé pelo seu exemplo e testemunho. Agradece por fazeres parte desta grande história de amor. Fala com o Senhor sobre a forma como a tua fé pode ser ainda mais luz para outros. E escuta o que Ele te diz, o que te pede.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.