Terça-feira, memória litúrgica de São Barnabé, apóstolo

Hoje é dia onze de junho, terça-feira, memória litúrgica de São Barnabé, apóstolo.

Barnabé, companheiro de Paulo, não faz parte dos doze apóstolos. Mas a sua importância na Igreja primitiva foi tão grande que desde cedo foi honrado com o título de apóstolo. Homens como Barnabé – e também muitas mulheres – lançaram os alicerces da comunidade cristã. Gente concreta, com vidas simples, que não teve medo de ser diferente, por causa de Jesus e do seu Evangelho. Hoje, é a tua vez. Por causa de Jesus e do seu Evangelho, precisas de ser diferente. Pede ao Senhor coragem para seres testemunha do seu amor... e começa assim a tua oração.

Escuta esta passagem do livro dos Atos dos Apóstolos. [L1 At 11, 21b-26; 13, 1-3]

Naqueles dias, foi grande o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém e mandaram Barnabé a Antioquia. Quando este chegou e viu a ação da graça de Deus, encheu-se de alegria e exortou a todos a que se conservassem fiéis ao Senhor, de coração sincero; era realmente um homem bom e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim, uma grande multidão aderiu ao Senhor. Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, tendo-o encontrado, trouxe-o para Antioquia. Passaram juntos nesta Igreja um ano inteiro e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, se deu aos discípulos o nome de «cristãos».

Barnabé pertencia à comunidade cristã de Jerusalém. Enviado a uma comunidade diferente, em Antioquia, e vendo a ação da graça de Deus, encheu-se de alegria. Pensa na fé de alguém que conheças, algum grupo ou paróquia fora do teu círculo habitual. Consegues ver aí a ação de Deus e alegrar-te por eles?

Barnabé era um homem bom e cheio do Espírito Santo e de fé. O que significa isto nos dias de hoje? E tu? Gostavas que dissessem isto de ti?

Ao ouvir outra vez o texto, imagina o entusiasmo e alegria dos cristãos vendo que a mensagem de Jesus chegava a cada vez mais pessoas. Reza pelos cristãos de hoje, para que tenham a mesma alegria e não escondam a sua fé por vergonha, e se juntem para rezar e fortalecer-se mutuamente.

Barnabé foi a Tarso procurar Saulo. Os dois aliaram-se e, durante algum tempo, fizeram grande coisas. Já pensaste em também tu procurares alguém a quem te possas aliar, para te sentires mais forte na fé e fazer algo semelhante a estes apóstolos? Conversa com Jesus sobre essa pessoa ou grupo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.