Terça-feira, memória litúrgica de São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja

Hoje é dia três de setembro, terça-feira, memória litúrgica de São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja.

“O Senhor é bom para com todos...”. É extraordinário que o salmista consiga perceber esta verdade e tu consigas duvidar, mesmo conhecendo Jesus Cristo. Será que duvidas? Interroga-te sobre a tua relação com o Senhor Jesus. Reconheces esta bondade infinita sempre presente na tua vida? “O Senhor é bom para com todos...”. Consegues dizê-lo, acreditando naquilo que dizes com todo o teu coração? É tão difícil acreditar assim! Mas é para esse lugar especial que precisas de caminhar... E o Senhor faz caminho contigo. Com esta certeza, começa a tua oração.

Escuta esta passagem do Evangelho segundo São Lucas. [Ev Lc 4, 31-37]

Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e ali ensinava aos sábados. Todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque falava com autoridade. Encontrava-se então na sinagoga um homem que tinha um espírito de demónio impuro, que bradou com voz forte: «Ah! Que tens que ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem Tu és: o Santo de Deus». Disse-lhe Jesus em tom severo: «Cala-te e sai desse homem». O demónio, depois de o ter arremessado para o meio dos presentes, saiu dele sem lhe fazer mal nenhum. Todos se encheram de assombro e diziam entre si: «Que palavra esta! Ordena com autoridade e poder aos espíritos impuros e eles saem!». E a fama de Jesus espalhava-se por todos os lugares da região.

Jesus não Se atrasa, não adia, não faz de conta. Assumiu a sua Missão e começou imediatamente a servir. Passou a ensinar, a juntar pessoas para lhes falar do Pai, a ajudar os feridos, os tristes e todos os doentes.

Não deixa de ser estranho que uma das primeiras criaturas que reconhece Jesus como o “Santo de Deus” seja um espírito maligno. Na tua vida, muitas vezes és tentado por este "mau espírito", para que te desvies do teu Deus e Senhor. Está atento.

Está com atenção à repetição da leitura e verás que é o Senhor que te livra dos espíritos maus, devolvendo-te a Paz de Deus. Deixa-te surpreender pela autoridade, ou seja a força, a coerência e o poder com que Jesus fala e vive. Não há ninguém que te possa fazer mal se estiveres unido a Ele.

"Senhor Jesus, eu creio em Ti". Podes usar esta ou outra pequena frase imaginada por ti que te traga Paz e Fé e te conserve longe do maligno e sempre junto do Senhor.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.