Terceiro domingo do tempo pascal

Hoje a Igreja celebra o terceiro domingo do tempo pascal.

A ressurreição do Senhor Jesus não é coisa do passado, para ficar esquecida no álbum de recordações. É para ser vivida hoje, neste domingo do tempo pascal, e em cada dia do ano. Louva o Senhor pela graça desta vida ressuscitada, que é a tua vida sempre que acolhes e deixas agir em ti o seu Espírito Santo... Neste domingo, a Igreja assinala o início da semana de oração pelas vocações. O Senhor chamou-te e chama-te cada dia a viveres na sua presença. E chama muitos a consagrarem-Lhe a vida no sacerdócio ou na vida religiosa. Agradece ao Senhor a generosidade de tantos que O escutam... e leva-os contigo na tua oração.

O salmo que vamos ouvir é um Hino de louvor, cantando a glória e o poder do Criador. É o Senhor que te cria, não num passado distante, mas em cada segundo da tua vida. Escuta as palavras deste salmo e guarda-as no teu coração.

[Sl 29 (30), 2.4-6.11-12a.13b] Eu Vos glorifico, Senhor, porque me salvastes e não deixastes que de mim se regozijassem os inimigos. Tirastes a minha alma da mansão dos mortos, vivificastes-me para não descer à cova. Cantai salmos ao Senhor, vós os seus fiéis, e dai graças ao seu nome santo. A sua ira dura apenas um momento e a sua benevolência a vida inteira. Ao cair da noite vêm as lágrimas e ao amanhecer volta a alegria. Ouvi, Senhor, e tende compaixão de mim, Senhor, sede Vós o meu auxílio. Vós convertestes em júbilo o meu pranto: Senhor, meu Deus, eu Vos louvarei eternamente.

Repete lentamente, saboreando as palavras: – Eu vos glorifico, Senhor... – Senhor, tende compaixão de mim... – Vós convertestes em júbilo o meu pranto...

O Senhor fortalece o seu povo e abençoa-o com paz. Saboreia as palavras de força e bênção e reconhece o poder que vem de Deus.

No salmo que vais escutar novamente transparece a vitalidade da fé. Descobre em ti o desejo de cantar ao mundo a certeza de que Deus te acompanha.

Todos os dias podem ser dias de louvor. Pede a Deus que te ensine a louvá-Lo em cada momento. Louva a Deus por cada minuto dos teus dias. Agradece-Lhe por te chamar a viver na sua presença. Considera, por momentos, a tua vocação à santidade, que se realiza vivendo em Deus a tua vida de todos os dias. Considera também o caminho particular a que o Senhor te chamou: é nesse caminho que te realizas, vivendo como discípulo do Ressuscitado.

Pai nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso Reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal.