Vigésimo primeiro domingo do tempo comum

Hoje a Igreja celebra o vigésimo primeiro domingo do tempo comum.

O domingo é a “Páscoa semanal” dos cristãos, a tua Páscoa semanal. E não apenas dos cristãos, mas também de todos os homens e mulheres e do universo, finalmente livres do poder do pecado e da morte. Procura ter presente esta verdade no dia da tua libertação. E procura sentir-te livre, pois a libertação que o Senhor realiza na tua vida nem sempre é evidente, devido às muitas coisas e pessoas a quem dás poder para limitarem a tua liberdade de filho de Deus. Saboreia a liberdade de agora, antecipando a libertação definitiva... E começa assim a tua oração.

Os Salmos expressam quase sempre emoções e sentimentos. Podem ser um grito de súplica que sai da tua alma ferida, uma melodia suave de encantamento quando o Senhor Deus Se aproxima de ti e te conduz numa dança ao ritmo de uma brisa suave, ou ainda um gemido que transvasa da dor que atinge o mais profundo do teu ser. [Sl 116 (117), 1.2] Louvai o Senhor, todas as nações, aclamai-O, todos os povos. É firme a sua misericórdia para connosco, a fidelidade do Senhor permanece para sempre.

A fidelidade do Senhor permanece para sempre, diz o Salmo que acabaste de ouvir. Esta pode ser a única frase de que precisas no dia de hoje para que a tua alma entre na Paz de Deus. Repete-a baixinho, goza-a, deixa-te envolver e encharcar pela eterna fidelidade do Senhor.

Louvai o Senhor, todas as nações, aclamai-O todos os povos. É firme a sua misericórdia para connosco... Sim, tu fazes parte do povo que o Senhor ama. Ao pressentires a passagem desse povo tão amado por Deus, levanta-te e acompanha-o cantando, louvando e agradecendo pois és também, como ele, abençoado por esse amor tão imenso de Deus.

Escuta de novo este pequeno salmo. Repara como é possível dizer tanto de Deus com tão poucas palavras.

Repete muitas vezes a palavra ALELUIA. Todos os dias, pois é uma palavra que te foi hoje oferecida para que a tomes e a faças vibrar em ti. A palavra Aleluia leva-te a adorar e a louvar a Deus. Tão pequenina que a podes colar no teu coração e fazer dela A TUA PALAVRA desta semana.

Pai nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso Reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal.