Vigésimo segundo domingo do tempo comum

Hoje a Igreja celebra o vigésimo segundo domingo do tempo comum, proclamado pelo Papa Francisco como Dia Mundial do Cuidado pela Criação.

Bendizer o Senhor dia após dia. Não é fácil mas é o fundamental da tua oração. Não é fácil porque, muitas vezes, o teu coração fica fechado pelo sofrimento e não há em ti nenhuma disponibilidade para uma oração de louvor. Mas é fundamental, porque nenhuma oração é possível sem antes reconheceres a bondade infinita de Deus, o seu amor por ti e por todas as suas criaturas. Hoje, bendiz a Deus por todas as suas criaturas, porque criou tudo com sabedoria e amor. Agradece por todos aqueles que se comprometem no cuidado da criação e por tudo quanto fazes para tornar o mundo um lugar mais habitável e fraterno. E começa assim a tua oração.

”Derramaste, ó Deus, uma chuva de bênçãos, restaurastes a vossa herança enfraquecida”. Os Salmos são poemas que levam o nosso coração até ao Céu e ali procura o colo de Deus para nele se aconchegar e agradecer a grandiosidade da sua Criação. Junta-te a esta celebração do Dia Mundial do Cuidado pela Criação e deixa que do teu coração brote um hino de louvor. [Sl 67 (68), 4-7ab.10-11] Os justos alegram-se na presença de Deus, exultam e transbordam de alegria. Cantai a Deus, entoai um cântico ao seu nome; o seu nome é Senhor: exultai na sua presença. Pai dos órfãos e defensor das viúvas, é Deus na sua morada santa. Aos abandonados Deus prepara uma casa, conduz os cativos à liberdade. Derramastes, ó Deus, uma chuva de bênçãos, restaurastes a vossa herança enfraquecida. A vossa grei estabeleceu-se numa terra que a vossa bondade, ó Deus, preparara ao oprimido.

"A vossa grei estabeleceu-se numa terra que a vossa bondade, ó Deus, preparara ao oprimido”. É este Senhor que te ofereceu e continua a oferecer dia após dia uma incrível Criação para que a possas gozar, e espera que a tua resposta seja uma resposta de ternura, carinho e um grande cuidado em relação a tudo o que criou.

"Derramaste, ó Deus, uma chuva de bênçãos…”. A Criação foi um presente para o homem, fruto de um esbanjamento do Amor de Deus. Por isso se espera que a tua resposta seja também uma resposta de amor, de gratidão e de muito respeito.

Escuta de novo o salmo. Com o salmista, dá graças a Deus por todas as maravilhas do seu amor.

Para que o Dia Mundial do Cuidado pela Criação não se esgote hoje, pensa como, dentro das tuas possibilidades, conseguirás contribuir para que ele continue em ti, de ti para outros, e para outros, e para outros... E assim a Criação que te foi entregue amorosamente pela bondade do Criador não será corrompida.

Pai nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso Reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal.