Sexta-feira da quarta semana do tempo pascal

Sexta-feira da quarta semana do tempo pascal

Começa a tua oração dando lugar a sentimentos de alegria por te encontrares com o Senhor. Fala-lhe do teu desejo de estar com Ele, de O conhecer melhor, de O amar mais. Fala-lhe dos teus irmãos, daqueles que te preocupam mais, daqueles que trazes mais dentro do teu coração. Com a alegria de quem encontra um amigo muito querido deixa que o Senhor seja o teu companheiro de viagem nestes minutos de oração.

Quinta-feira da quarta semana do tempo pascal

Quinta-feira da quarta semana do tempo pascal

Deus, pela boca do salmista, diz: «A bondade está estabelecida para sempre». Perante o poder do mal que podes testemunhar todos os dias, em ti e no mundo, torna-se difícil acreditar nesta palavra, a não ser como um desejo. Mas não se trata de um desejo, trata-se de uma verdade, pois a palavra de Deus é irrevogável. Agradece ao Senhor a bondade que Ele derrama na tua vida e na vida dos teus... e começa assim a tua oração.

Quarta-feira da quarta semana do tempo pascal

Quarta-feira da quarta semana do tempo pascal

Há quem faça da oração uma ideia triste, tomando-a por coisa enfadonha, capaz de aborrecer qualquer um. Não deixes que seja assim contigo. Se estás com o teu Senhor, Aquele que dá sentido à tua vida, não tens razão para estar triste. E mesmo que as circunstâncias sejam difíceis, para lá delas fica sempre a alegria de teres Deus na tua vida. Procura fazer destes minutos um tempo de alegria interior... e com este desejo começa a tua oração.

Terça-feira, festa litúrgica do apóstolo São Matias

Terça-feira, festa litúrgica do apóstolo São Matias

O livro dos Atos dos Apóstolos diz-nos que Matias foi escolhido para ocupar o lugar de Judas e completar o grupo dos doze Apóstolos do Senhor. Diz-nos também que fora discípulo de Jesus desde a primeira hora. Recordar estes nomes é recordar os primeiros anos da Igreja e de uma história que continua a escrever-se na história da humanidade. Dá graças ao Senhor por todas as gerações que te precederam na fé... e em ação de graças começa a tua oração.

Segunda-feira, festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima

Segunda-feira, festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima

Para milhares de portugueses, hoje é dia de concluir a sua peregrinação a Fátima. Aí encontram refúgio nas suas angústias, consolação nos seus males, força para recomeçar. Procura sentir-te em união com estes teus irmãos. Dá lugar, no teu coração, a um sentimento de confiança na Mãe de Jesus e de gratidão pelo poder da sua intercessão junto de Deus. Com os teus irmãos, peregrinos como tu, mesmo se em locais diferentes, invocação a intercessão de Maria para as suas e tuas necessidades... E começa assim a tua oração.

Quarto domingo da Páscoa

Quarto domingo da Páscoa

Neste quarto domingo da Páscoa, também conhecido como domingo do Bom Pastor, a Igreja assinala o último dia da semana de oração pelas vocações. Foi uma semana em que a Igreja rezou, de modo especial, pelas vocações consagradas na vida sacerdotal ou religiosa. Entre nós, são cada vez menos aqueles e aquelas que experimentam este chamamento e lhe respondem positivamente. Qual será a razão? Pede ao Senhor que envie trabalhadores para servir a sua Igreja. E pede-Lhe a graça de viveres a tua vocação com alegria.

Sexta-feira da terceira semana do tempo pascal

Sexta-feira da terceira semana do tempo pascal

Mais uma vez, a tua liberdade trouxe-te a este encontro com o Senhor. Aproveita cada minuto para reforçar a tua união com Deus, para dar consistência ao teu desejo de viver na sua presença. Deixa-te ficar diante d’Ele, deixa que a sua Palavra te ensine, deixa que o seu amor vença as tuas dúvidas e os teus medos... Disponível para acolher o Senhor, dá início à tua oração.

Quinta-feira da terceira semana do tempo pascal

Quinta-feira da terceira semana do tempo pascal

Rezar é perceber que não tens as respostas todas, que não és senhor absoluto da tua vida. Rezar é, por isso, um sinal de humildade... e a humildade é o princípio da sabedoria. Cada dia que persistes na oração é um dia mais no caminho da verdadeira humildade... E é um dia mais para conheceres melhor o teu coração e o coração de Deus. Deixa a humildade ser a força do teu dia... e com este desejo começa a tua oração.

Quarta-feira da terceira semana do tempo pascal

Quarta-feira da terceira semana do tempo pascal

Onde quer que estejas, deixa Deus vir ao teu encontro e ficar contigo. Nem sempre é fácil. Há muito ruído, muita confusão a distrair-te. Se não for ruído exterior, é a confusão dos teus pensamentos. [PAUSA BREVE] Durante uns momentos, respira mais devagar... Lentamente, vai acalmando a confusão interior e ignorando o ruído exterior. Devagar, vai tomando consciência da presença de Deus... e começa assim a tua oração.

Terça-feira da terceira semana do tempo pascal

Terça-feira da terceira semana do tempo pascal

A oração é o ato de confiança mais radical. É por isso que, em tempos de desconfiança e incerteza, pode não ser fácil rezar. Nestas ocasiões, apetece perguntar a Jesus: “Que fazes Tu, para que acredite em Ti?” Se te sentes assim, entrega ao Senhor a tua perturbação e as tuas dúvidas, e pede-Lhe que seja Ele a trazer paz ao teu dia. Mas se te encontras em paz com o Senhor, agradece-Lhe por tantos bens recebidos e pede-Lhe que te fortaleça para os tempos difíceis que sempre hão de vir. E começa assim a tua oração.

Segunda-feira da terceira semana do tempo pascal

Segunda-feira da terceira semana do tempo pascal

Entrega ao Senhor os minutos desta oração. Deixa-te ficar tranquilamente no colo do Pai, mergulhado na alegria de Cristo ressuscitado, disponível para acolher os dons do Espírito Santo. No coração de Deus Trindade, Senhor do tempo e da história, pensa por momentos no dom extraordinário de te chamares e seres filho de Deus. Esta é a tua vocação primeira, o chamamento que vem do Senhor Ressuscitado. Dá graças ... e começa assim a tua oração.

Terceiro domingo do tempo pascal

Terceiro domingo do tempo pascal

A ressurreição do Senhor Jesus não é coisa do passado, para ficar esquecida no álbum de recordações. É para ser vivida hoje, neste domingo do tempo pascal, e em cada dia do ano. Louva o Senhor pela graça desta vida ressuscitada, que é a tua vida sempre que acolhes e deixas agir em ti o seu Espírito Santo...