Festa litúrgica da Visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel

Festa litúrgica da Visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel

Maria de Nazaré vai a toda a pressa para as montanhas, visitar a sua prima Isabel, idosa e grávida. O Papa Bento XVI dizia que este “ir a toda pressa” é próprio de quem vive a sério as coisas de Deus. É bom que também sintas esta pressa interior quando se trata de estar com Deus, na oração. E é melhor ainda que, aí chegado, faças como Maria e te demores o tempo necessário junto do teu Senhor. Com este desejo, dá início à tua oração.

Quinta-feira da sexta semana do tempo pascal

Quinta-feira da sexta semana do tempo pascal

“Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai”. Estas palavras do salmo noventa e sete podem parecer-te exageradas, sobretudo se pensares nas tragédias que enchem o quotidiano. Mas o salmista vê mais longe, vê a salvação de Deus derramada até aos confins da terra. Na tua oração, procura ver o mundo e a tua vida com os olhos do salmista. Vê a salvação de Deus oferecida a todos os povos... e agradece. Vê o amor de Deus agindo na vida de tanta gente, na tua vida... e dá graças. E começa assim a tua oração.

Quarta-feira da sexta semana do tempo pascal

Quarta-feira da sexta semana do tempo pascal

A oração traz sempre a novidade de Deus. Por isso, se prestares atenção, a tua oração nunca se repete, mesmo quando se faz todos os dias da mesma forma. Este “todos os dias da mesma forma” é – pode ser – a tua parte na oração. A parte de Deus é a novidade garantida, a surpresa que desperta para novas dimensões da vida, na relação com Deus e com os irmãos. Pede ao Senhor para aumentar em ti o desejo de acolheres a novidade que Ele é... e começa assim a tua oração.

Terça-feira da sexta semana do tempo pascal

Terça-feira da sexta semana do tempo pascal

«... o Senhor completará o que em meu auxílio começou”. O Senhor vem em teu auxílio. Ele não deixa ficar a meio nada daquilo que começa. Imagina como acreditar a sério nesta palavra do Senhor pode fazer a diferença na tua vida: a confiança no meio das dificuldades...; a paz quando os teus projetos parecem desmoronar-se...; a tranquilidade quando tantos à tua volta se agitam sem nenhuma segurança... “O Senhor completará o que em meu auxílio começou”. Repete estas palavras para que sejam verdadeiramente tuas... e começa assim a tua oração.

Segunda-feira da sexta semana do tempo pascal

Segunda-feira da sexta semana do tempo pascal

“O Senhor ama o seu povo”, diz o salmo 149. Interroga-te sobre o modo como podes corresponder ao amor de Deus... Mas não procures concretizar muito... Deixa simplesmente esta pergunta ficar a amadurecer no teu coração, e a seu tempo ela dará frutos de conversão e vida nova. Por agora, deixa-te ficar em paz, saboreando o amor de Deus por ti..., pelo seu povo..., por todas as suas criaturas... E começa assim a tua oração.

Sexto domingo da Páscoa

Sexto domingo da Páscoa

Durante alguns momentos, considera as tantas graças que tens recebido do Senhor. Considera também quantas vezes tens perdido a oportunidade de corresponder a esses dons, devido à tua falta de confiança na sua bondade... Neste domingo, renova a tua confiança no Senhor, entrega-Lhe a tua vida e, sobretudo, aquilo que na tua vida te afasta d'Ele e te impede de confiar no seu amor por ti. E começa assim a tua oração.

Sexta-feira da quinta semana do tempo pascal

Sexta-feira da quinta semana do tempo pascal

Uma semana chega ao fim. Agradece ao Senhor os dias que te foram concedidos e tudo quanto pudeste realizar. Talvez também queiras pedir-Lhe perdão por aquilo que devias ter feito e deixaste por fazer ou pelas coisas que fizeste e não devias ter feito ou disseste e devias ter calado. Se assim for, deixa isso para outro momento do teu dia. Por agora, diz ao Senhor: “Eis-me aqui, meu Deus, com o bem que fiz e o mal que desejava não ter feito”... E começa assim a tua oração.

Quinta-feira da quinta semana do tempo pascal

Quinta-feira da quinta semana do tempo pascal

Escolheste a hora e o local e vais dar início à tua oração. Toma consciência de como Deus age contigo, respeitando a tua liberdade, o teu ritmo, as tuas possibilidades. É quase impensável, mas é assim: o Deus todo-poderoso não Se impõe, simplesmente fica disponível, esperando por ti. Agora é a tua vez de ficar disponível para acolher este Deus que te ama infinitamente. Diz-lhe: “Aqui estou, Senhor”... e começa assim a tua oração.

Terça-feira da quinta semana do tempo pascal

Terça-feira da quinta semana do tempo pascal

Na Bíblia, sobretudo nos Salmos, a oração aparece muito marcada pelo louvor de Deus. Imagina um povo pouco numeroso, sujeito à opressão de inimigos poderosos... e mesmo assim a sua oração tem a marca do louvor! Hoje é um pouco a mesma coisa: há dificuldades, pecados, perseguições... e, apesar disso, é necessário manter viva a oração de louvor: “Graças vos deem, Senhor, todas as criaturas, e bendigam-vos os vossos fiéis”. Repete estas palavras ou outras semelhantes... e começa assim a tua oração.

Segunda-feira da quinta semana do tempo pascal

Segunda-feira da quinta semana do tempo pascal

“Bendito seja o Senhor, que fez o céu e a terra”. Imagina-te a repetir estas palavras, uma e outra vez, até elas deixarem de ser apenas palavras e se confundirem com a tua respiração. Imagina que as repetes até te convenceres da sua verdade mais profunda: tudo é obra de Deus, ou seja, tudo é obra do Amor. Imagina o que esta certeza mudaria na tua vida. Diz ao Senhor o quanto desejas acreditar nesta verdade... e começa assim a tua oração.

Quinto domingo da Páscoa.

Quinto domingo da Páscoa.

Cada dia, a oração é uma aventura. Nunca sabes de antemão o que vai acontecer. Podes não sentir nada, não dizer nada. Podes sentir que o Senhor não te escuta, sobretudo quando mais precisas d’Ele e mais esperas o seu auxílio. Podes sentir uma alegria intensa que te leva às lágrimas ou uma secura interior que quase não te deixa respirar... Na oração, só tens uma certeza: Deus está à tua espera e o seu desejo é ficar contigo. Agradece esta generosidade do Senhor... E começa assim a tua oração.